04/05/2018 11h46 - Atualizado em 04/05/2018 11h47

Toxcen realiza seminário para estudantes da saúde

Na próxima segunda-feira (07), o Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) realiza o 1º Seminário de Toxicologia Clínica para acadêmicos do último ano dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia no Espírito Santo.

Um dos objetivos do evento é divulgar o conhecimento da toxicologia clínica para os futuros profissionais de saúde, visando à inserção de atitudes e habilidades relativas ao atendimento, ao diagnóstico e ao tratamento das principais intoxicações agudas.

A chefe do Núcleo de Prevenção e Atenção às Intoxicações do Toxcen, Joanina Bicalho Valli, explicou que o seminário é voltado para estudantes do último ano pois muitas faculdades não oferecem a disciplina de Toxicologia Clínica, e visa contribuir com a educação em saúde desses futuros profissionais.

“A maioria das faculdades não tem a disciplina de Toxicologia Clínica na grade curricular. Depois que esse aluno se forma é mais difícil que ele consiga participar de cursos. Fizemos esse projeto para alcançar esses futuros profissionais, para que cheguem ao mercado de trabalho tendo noção de Toxicologia Clínica, como buscar caminhos para ajudá-los na identificação e manejo um caso de intoxicação, principalmente, as mais prevalentes no Estado, bem como atuar na prevenção dessas intoxicações”, explicou Joanina.

Ela destacou ainda que é fundamental ampliar o número de profissionais com conhecimento básico em toxicologia para o diagnóstico e tratamento de casos de intoxicações e envenenamento na rede de urgência e emergência do Estado.

Toxcen

O Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) é um núcleo de prevenção e atenção às intoxicações, da Gerência Estratégica de Vigilância em Saúde (GEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que oferece informações sobre intoxicações provocados por substâncias como medicamentos, agrotóxicos, plantas, produtos de uso doméstico, entre outros, além de mordeduras por animais peçonhentos.

O serviço atende pelo telefone 0800-283 9904, em regime de plantão ininterrupto (24 horas) e conta com uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, enfermeiro, farmacêutico, pessoal administrativo) e plantonistas acadêmicos das áreas de medicina, enfermagem e farmácia. Todos se revezam em plantões no próprio Toxcen atendendo os pacientes pediátricos do Hospital Estadual infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) e aos contatos telefônicos espontâneos de profissionais da área de saúde ou da população em geral.

 

Serviço - 1º Seminário de Toxicologia Clínica

Data: 07 de maio (segunda-feira)

Horário: 13h às 17h30

Local: Auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM) – Av. Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória

Informações: (27) 3636-7575 / 3636-7503 / toxcen@saude.es.gov.br

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br 
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard