Ciatox-ES realiza exposição de animais peçonhentos no hall da Sesa Enseada

Fui picado(a) por uma cobra, o que faço? Onde devo procurar ajuda? Onde encontro o soro? Existe algum contato para ligar? Essas e outras dúvidas foram esclarecidas durante uma das ações da Semana Estadual de Conscientização sobre Acidentes por Animais Peçonhentos, realizada nesta terça-feira (16), no hall da Sesa Enseada, em Vitória. O evento, organizado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-ES), foi destinado a todos os servidores da Secretaria. Ao longo da semana, o Ciatox-ES promove novos encontros com programação disponível neste link https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/saude-promove-semana-estadual-de-conscientizacao-sobre-acidentes-por-animais-peconhentos
Na exposição, foram apresentados diversos tipos de animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas, além de materiais informativos e imãs de geladeira com o telefone do Ciatox-ES. A equipe do Centro também esteve presente para esclarecer as principais dúvidas dos servidores que passaram pelo local.
Segundo a chefe do Núcleo Especial de Prevenção e Atenção às Intoxicações, Joanina Bicalho Valli, a exposição é uma ação nacional que tem o intuito de levar informação sobre os cuidados e sobre o serviço do Ciatox ao maior número de pessoas. “Esta exposição realizada na Sesa teve como objetivo mostrar aos servidores a importância do serviço do Ciatox-ES, conscientizando sobre os acidentes com animais peçonhentos, formas de prevenção, onde buscar ajuda, além de comunicar e informar sobre a relevância do nosso trabalho. Muitos servidores ainda não conhecem nossos serviços, por isso a importância de apresentar de perto a atuação do Centro. Esta é a segunda vez que realizamos essa exposição, e os servidores têm participado e interagido”, disse.
De acordo com a profissional, o número de acidentes com animais peçonhentos no Espírito Santo é alto, principalmente os escorpiões. Ações como as realizadas hoje se mostram cada vez mais importantes para conscientizar a população sobre os riscos. "Sempre destacamos que, em caso de dúvidas ou acidentes, entrem em contato com o Ciatox- ES, pois contamos com profissionais capacitados para orientar e atender adequadamente. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações, e a realização de campanhas educativas aumenta a probabilidade de que pessoas com sinais característicos de acidentes por animais peçonhentos busquem atendimento médico rapidamente, evitando o agravamento do caso”, ressaltou.
Conheça o Ciatox-ES: https://ciatox.es.gov.br
Em caso de acidentes com animais peçonhentos ou intoxicações, ligue 0800 283 9904 para receber orientações de profissionais do Ciatox-ES. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Veja as fotos: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720329091359
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos