Mais de 120 estudantes participam de seleção para estágio 2021 no Ciatox
A segunda etapa do processo seletivo destinado ao Programa de Estágio em Toxicologia Clínica, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX-ES), realizada no último sábado (17), contou com a participação de 125 estudantes que concorreram a 20 vagas.
Segundo a chefe do Núcleo Especial de Prevenção e Atenção às Intoxicações, Joanina Bicalho Valli, o estágio não obrigatório em Toxicologia Clínica é uma iniciativa do CIATOX-ES há quase três décadas e vem contribuindo na formação dos acadêmicos de Medicina, Farmácia e Enfermagem.
“Desde a sua fundação, em 1992, o Ciatox oferta essa oportunidade aos acadêmicos, que se transforma em campo de estágio para a vivência na prática sobre a intoxicação clínica, uma área em que muitas faculdades não possuem em sua grade curricular. Percebemos um desenvolvimento muito grande desses estudantes, na competência de fazer um diagnóstico correto, além de ajudar na formação de profissionais com ampla visão no atendimento e no tratamento das intoxicações e acidentes por animais peçonhentos”, explicou Joanina Bicalho Valli.
Os estudantes realizaram a prova escrita de caráter eliminatório e classificatório para o preenchimento das 20 vagas, sendo 19 para acadêmicos de Medicina e uma para os cursos de Enfermagem e Farmácia. O resultado será disponibilizado no site do CIATOX-ES, na próxima segunda-feira (26), e contará também com cadastro de reservas, para convocação mediante a abertura de novas vagas.
As atividades têm início no próximo mês de agosto, com duração de 12 meses e carga horária de 20 horas semanais.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica é um serviço público com o objetivo de oferecer informações e orientações aos profissionais de saúde e à população em geral quanto ao atendimento, diagnóstico e tratamento de agravos toxicológicos para o ser humano, animal e meio ambiente, provocados por quaisquer substâncias (medicamentos, agrotóxicos, plantas, produtos de uso doméstico e produtos químicos industriais, metais), além de mordeduras por animais peçonhentos.
O serviço funciona por teleconsultoria, por meio do telefone 0800-283-9904, em regime de plantão ininterrupto (24 horas) e conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, farmacêutico e psicólogo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Claudia dos Santos